quinta-feira, 11 de julho de 2013

Entendendo a MDNA Tour by Wesley Soares

Olá Gente!
Hoje não vou falar sobre a Re-Invention Tour, mas vou falar de outra ótima Turnê de Madonna... nada menos da MDNA Tour!

Meu amigo Wesley Soares deve ter trabalhado duro para descrever o show e o Significado dele, vale muito apena ler o que ele escreveu ! Espero que gostem, porque eu adoreiiiiiii demais!




         “Meus shows querem mostrar as jornadas das trevas à luz, da raiva ao amor e do caos para a ordem.” – Madonna

As luzes se apagam, tudo que escutamos são sinos ecoando em meio ao estádio. Um enorme incensário dourado desce do teto do palco. Os dançarinos usam capuzes vermelhos, eles acendem o incensário e fazem com que ele balance de um lado para o outro no palco. (Em um ato de purificação) Nos telões são projetados os portões do purgatório e no centro uma cruz com as letras MDNA. 

Então saem do chão o Kalakan (coral formado por 3 homens) simbolizam o três juízes celestiais. Eles começam cantando em Hebraico o Salmo 91!

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. 
Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. 
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. 
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. 
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, 
Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. “

Aparecem dois gárgulas, sons de trovão rasgam o estádio... 

O telão se abre... Vemos a sombra da Madonna em confessionário. Ela clama a Deus.


O Kalakan continua dessa vez em Basco:

“Havia uma jovem virgem
Rezando para o Deus Criador
Então um anjo desceu do céu
Para falar com ela.”

Madonna segue: 
Oh meus Deus,
“Estou tão arrependida por tê-lo ofendido
E eu detesto todos meus pecados,
Porque eu temo perder o paraíso
E as dores do inferno.
Mas, sobretudo porque eu te amo
E eu quero tanto ser boa...”

O ela segura uma arma! E sem duvida é um espirito que está selvagem (Girl Gone Wild) os dançarinos tiram as capas e mostram um visual androgeno, estariam simbolizando anjos e como vocês sabem anjos não têm sexo definido. 

Ela segue cantando a canção com um ar selvagem e agressivo como um espirito que acabou de morrer e não está em paz! 

“Eu sei, eu sei, eu sei
Não deveria agir dessa maneira
Eu sei, eu sei, eu sei
As garotas boas não se comportam mal (comportam mal)
Mas sou uma garota má de qualquer maneira, ei
Perdoe-me”

Então ela é arrebatada do purgatório passando pelo inferno, chegando até os céus e voltando para o purgatório outra vez!

Girl Gone Wild termina com Madonna erguendo uma arma e atirando! As luzes se apagam e começa a introdução de Revolver!

Nesse trecho do Show vemos que ela está revivendo trechos de sua vida, mostrando que ela fez parte de uma Gang de mulheres.

Em Gang Bang ela é perseguida e mata diversas pessoas (Esses espíritos que ela mata perseguem ela pelo show todo, como criaturas do submundo em Hung Up, como seres espíritos perdidos em Best Friend, como palhaços em Justify My Love e daí por diante) 

No final de Gang Bang podemos ouvir a introdução de Papa Don’t Preach onde Madonna rouba um dos indivíduos que acabou de matar enquanto pede para que Deus não passe sermões, pois ela já tem problemas o suficiente! 

Ela retorna ao submundo e a culpa que ela sentia por seus pecados acaba atraindo os seres que matou em Gang Bang. (eles estão com uma imagem que remete a monstros)

Eles vêm busca-la pois o peso dos atos dela acabaram levando-a para o inferno! A musica é Hung Up. O tempo passa devagar para aqueles que esperam literalmente. E o que ela espera nessa ocasião? A Salvação e o Perdão. Madonna sente de perto as dores do inferno que tanto temia em meio a torturas. 
Na letra ela diz:
“Esperando por seu chamado
Dia e noite,
Estou cansada.”

E então temos o arrependimento (a introdução de Girl Gone Wild toca outra vez) Ela clama por perdão e consegue se libertar das correntes... 

O cenário muda... Os três juizes Celestias voltam em cena e Madonna volta ao purgatório. Ela se apresenta até a frente pois será julgada pelo seus atos... em I Don’t Give A... ela justifica todos os seus atos. Nicki Minaj aparece de advogada no telão seguindo na defesa na defesa! No final ela ganha absolvição. E ganha o direito de reencarnar para queimar os seus pecados. Madonna é elevada até desaparecer.

Em Best Friend vemos um cemitério com todos os sentimentos da Madonna sendo enterrados (pois ela não pode levar nada da vida anterior para a nova vida)
Os dançarinos que ela matou em Gango Band dessa vez aparecem como espíritos vagando sem rumo.
Enfim todas as lembranças e sentimentos são deixados para trás... uma nova fase esta por vim e a Transgressão finalmente acabou! Mas isso é apenas o começo!

"É tão triste que tenha chegado ao fim..." Madonna, Best Friend.
“Não prego um estilo de vida, apenas descrevo um. Cabe ao público fazer o julgamento. É isso o que eu considero liberdade de expressão.” – Madonna

Após o fim de Best Friend /Heart Beat Madonna se libertou de tudo que a aprisionava na outra vida. E agora estava pronta para reencarnar e dar continuidade a sua historia sendo uma nova garota! 

“Você acha mesmo que eu sou uma garota materialista? Pois eu não sou. Não preciso de dinheiro, eu preciso de amor.” – Madonna.

E nessa mesma vibe não materialista ela se liberta pouco a pouco do mundo físico e suas correntes, buscando apenas o amor. Ao fundo escutasse a introdução de Express Yourself.

“Vamos lá garotas
Vocês acreditam no amor?
Porque tenho uma coisa para dizer sobre ele 
E é mais ou menos assim...”

No Telão vemos ilustrações mostrando a história de uma garota que perde seu amor e decide que vai viver a vida intensamente. Então ela estuda, trabalha, ganha dinheiro, beija garotos, beija garotas e vive a vida sem culpa ao invés de passar a vida chorando!

Em seguida temos um trecho de Born This Way da Lady Gaga
“Eu sou linda à minha maneira
Pois Deus não comete erros
Estou no caminho certo, baby
Eu nasci assim”

Ou contrario de muitas interpretações, não foi apenas uma provocação à Lady Gaga. Todos nós sabemos como a Madonna usa a dualidade em tudo que faz, dessa vez não foi diferente! Percebam que a letra se encaixa perfeitamente no contexto de Reencarnação/Evolução que a Tour impõe. No telão temos monstrinhos comendo enlatados de Madonna! Que podem ser interpretados como os Fãs da Lady Gaga(ou as pessoas que consomem o lixo que é imposto pela sociedade).

Não se dando por satisfeita Madonna ainda continua com trechos de She’s Not Me “Ela Não Sou Eu” Que também pode ser interpretado como Madonna se referindo a outra encarnação do primeiro bloco (sem perder o contexto ainda serve como uma alfinetada a Gaga)

Continuando a Profecia, Madonna segue pedindo por amor. Dizendo que não está disposta a jogar jogos estúpidos pois ela é um tipo diferente de garota! (No primeiro bloco ela dizia “Eu sou uma garota má de qualquer jeito!” – Girl Gone Wild) 

E assim a música chega ao fim “Vamos esquecer o tempo e dançar até nossas vidas acabarem” 

E nesse tom Madonna desaparece na ponta do palco.
Temos a introdução de vários Hits de toda sua carreira!
Percebemos a introdução de Turn Up The Radio.


“E nada parece dar certo
E o barulho da multidão enlouquecida
Faz você se sentir como estivesse ficando maluco
Há um brilho de uma luz distante
Chamando você para vir à tona
Para sentir o vento no seu rosto e na sua pele
E é aqui que começo a minha história”

Nessa faixa percebemos que ela cria um universo paralelo dentro da Música, e é pra lá que ela corre quando tudo está errado! 

No telão vemos cidades sendo criadas com fitas K7. Delineando ainda mais a idéia de que ela construiu um mundo pra si mesmo. E toda vez que ela se sentia mal ela usava o rádio como uma válvula e escape!

(pode ser interpretado também como ela sobrevivendo a evolução da industria fonográfica –Madonna e as suas Dualidades)

Dessa vez temos a introdução de Open Your Heart, onde a Madonna fala da importância de abrir o coração para as coisas que realmente importam! 

No meio da Musica quando ela insiste em abrir seu coração temos a introdução de SAGARRA JO:

“ESMAGANDO A MAÇÔ
Na ponta, a ponta, a ponta do
maçã
tinha um pássaro cantando pouco
Txiruri txirurirura,
Quem ouve essa música linda?
Nos campos da Zubiburu sob chão, acima do 
solo, dentro da floresta,
Você consegue ver uma flor nascer.
Txiruri txirurirura
Quem consegue ver essa linda flor?
Que tem esmagado a maçã ...
(Pronto a ser pressionado para extrair
suco e sidra tornar-se)”

Esse trecho traça um paralelo com a maçã (o pecado) que depois de esmagada vira Sidra. (Uma bebida que é considerada nobre)
Resumindo: 
Uma flor que nasce no bosque, ela cresce e dela saí a maçã, que simboliza o pecado, e após ser amassada libera o suco para se tornar uma bebida nobre!
(É necessario passar pelas dores do inferno para conseguir chegar a graça divina)

Após abrir o coração ela se mostra vuneravel e compartilha o amor que havia dentro dele! Então temos Masterpiece.
“A partir do momento que eu te vi pela primeira vez... Toda a escuridão virou luz.”
E assim ela segue desejando as evoluir e crescer... pois ela ainda deseja alcançar o reino do céus. E fica claro que ela já não se encontra mais na escuridão que se encontrava no primeiro bloco. E assim Madonna segue a sua jornada evoluindo, crescendo... Saindo da escuridão e buscando a luz! 
Mas as coisas ainda não terminaram... Ela ainda é perseguida pelos espíritos que Matou no primeiro bloco! Será que isso vai impedir a evolução dela?

“Porque no fim de tudo nada é indestrutível.” Madonna, Masterpiece.

“Pobre é o homem cujo prazer depende da permissão de outros.” – Madonna


Podemos escutar uma introdução de musica francesa, nos telões vemos Madonna correndo de palhaços. (seriam os espíritos das pessoas que ela matou no primeiro bloco e quem tem perseguido ela desde então) Como ela já passou por duas etapas evolutivas desde então, e agora a perseguição é mais sutil eles observam tudo que ela faz e parecem querer mais!

A necessidade do amor ainda a acompanha! Percebesse o desespero dela por ele... No bloco anterior ela queria ele e dessa vez ela pede para que ele seja justificado!

“Querendo, precisando, esperando
Por você para justificar meu amor
Esperando, rezando
Por você para justificar meu amor”

Madonna vai se despindo aos poucos sem se preocupar então ela encontra uma câmera e descobre que estava sendo observada pelos palhaços o tempo todo. Ela parece não se importar com isso e se mostra até confortável com a situação.

O telão se abre e vemos uma Madonna com uma releitura do famoso sutiã cônico que se tornou sua marca registrada nos fim dos anos 80 e começo dos 90! Porém dessa vez vemos uma versão um pouco mais neutra onde a figura feminina se funde com a masculina (como o bloco mesmo prevê pelo nome e ainda o trecho de Vogue que diz “Não faz diferença se você é um garoto ou uma garota”) então vemos a Madonna tirando a Mascara de palhaço e soltando um sonoro “O que você está olhando?” e ela segue a musica toda alfinetando as pessoas que cuidam da vida das outras.

Em Candy Shop Madonna segue entrando em um bar/Cabaret onde dança e flerta com homens e mulheres sem medo do julgamento alheio.

E assim Madonna segue com a próxima canção, Human Nature onde ela diz que não se arrepende de nada que tenha feito e não pretende se desculpar! Enquanto ela dança em frente a espelhos no telão vemos que ela é observada por um homem de traços latinos, ele a olha através da fechadura (seria também uma metáfora com Open Your Heart cantada no bloco anterior?) No final da canção ela chega até a frente do palco e um piano aparece. O mesmo dançarino que anteriormente aparecia apenas telão está no palco, ele se aproxima, à abraça e coloca um espartilho nela de maneira sutil enquanto Madonna performa dramaticamente Like a Virgin. Ele aperta o espartilho sem dó, tentando moldar ela a maneira dele e estabelecer um padrão de beleza ao qual ela não se encaixa. Ela permanece presa, com dor e apaixonada pelo seu amante. Ele dá um pouco de liberdade pra ela mas ainda à segura pelos cordões do espartilho! No final ele vai embora. Ela se liberta! Então ela questiona se aquele era o amor que ela vinha procurando a tanto tempo. Percebe que aquele não era o amor que ela tanto queria que fosse além do físico e do material!
Madonna desaparece outra vez em meio à escuridão!

No telão temos a introdução de Nobody Knows Me! Vemos uma Madonna passando por varias fases em meio a recortes de varias fotos suas em varias etapas de sua vida. Ela também aparece com recortes de fotos de varias pessoas. Ela nos questiona sobre um falso padrão que é imposto. Ninguém pode dizer se você é certo ou errado porque no fundo ninguém te conhece nem sabe como você é!

No palco os dançarinos (que perseguiram a Madonna durante todo o show agora mostram uma versão humana de si mesmos) caminham sobre cordas (Slickline) vale lembrar que no primeiro bloco Madonna foi torturada enquanto estava no inferno no Slickline, pode se perceber que os dançarinos roupas de presidiários (Estariam presos no mundo material) No final do bloco aparecem fotos de adolescentes que foram vitimas do Bullying e não agüentaram a pressão. Cada vez que uma foto aparece um som de arma pode ser escutado e um dançarino é atingido! No final o nosso planeta aparece. Simbolizando que eles se libertaram de tudo que ainda fazia parte deles com o mundo dos vivos! A música termina eles retornam as cordas e olham para trás. Como se estivessem deixando tudo aquilo de lado! Uma nova fase está por vir. E assim seguimos adiante rumo a Redenção! E a Madonna ainda busca um amor verdadeiro e se libertar das coisas desse plano... ...e nós estamos caminhando rumo ao ultimo bloco.

“Eu não quero uma doença social.” Madonna, Nobody Knows Me.
Começamos o bloco em questão com I'm Addicted

Ela morre (pela segunda vez) e acorda em outra dimensão, descobre uma nova forma de amor, um novo corpo e uma nova realidade! Tudo que ela achava que sabia pelo sentimento que tinha sentido até então não era valido. Um novo tipo de amor estava por ser descoberto, um amor diferente do amor possessivo que ela sentia enquanto estava viva. E nessa explosão de sentimentos ela chega ao próximo grau...

Em Im A Sinner ela passa pelo mesmo processo de libertação que passou em Gang Bang e Revolver! Esse Processo seria o Samsara*. Nele ela relembra tudo que ela passou e tudo que fez. Ela se aceita como pecadora e se absolve da culpa que sentia! 

**O Samsara, segundo a meta física é o inquietante ciclo que rege nossa existência, reencarnação após reencarnação. É nascimento, vida, morte e renascimento: uma eterna roda de experiências, freqüentemente marcada pelo sofrimento. A palavra vem da raiz “samsr”, que significa “circular, passar por diversos estados”
Os espiritos que a perseguiam agora estão com ela na mesma jornada! E vão redescobrindo que eles tinham ligações que iam além da vida que tinham passado!
O Kalakan Reaparece(Os Juiz Celestiais ou Mentores Você escolhe), dessa vez de branco.

Enquanto os lugares físicos vão se transformando em energia (pois segundo a meta física tudo é energia) Todas as lembranças dos lugares por onde ela passou se desfazem em luz! 
Cyberraga:
Pode tudo ser o bem com as ações do homem.
Podem os líderes da Terra, de diversas formas,
protegê-la, levando-a para o caminho correto.
Pode haver sempre o bem
para aqueles que sabem que a Terra é sagrada.

Pode o mundo inteiro ser feliz.
Qualquer coisa que eu faça
seja através de meu corpo, mente, sentidos, órgãos, intelecto, meu eu
ou fora da minha inclinação natural,
eu faço tudo em oferenda para
O Ser Supremo e Atemporal.

Associado ao final do Mantra aparecem varios Mudras (leia mais sobre http://sabedoriauniversal.wordpress.com/2010/04/21/mudras-gestos-de-sintonia-com-o-universo/)
(Gesto feito pelas mãos para sintonizar o espírito ao Universo)

Assim como a Luz e a energia desaparecem em meio as preces, Madonna também desaparece! Dessa vez sua expressão é de paz.

Solo Kalakan:

Todos nós corremos o mesmo destino.
A morte é igual nos grandes e pequenos,
Uma vez que é uma ilusão
nosso tempo na Terra

No telão vemos vemos duas mãos se juntando como se fizessem uma prece.

Uma luz colorida se eleva. (Fazendo Referencia aos Chacras e a evolução do Espirito indo para uma nova dimensão)


Começa Like a Prayer

Dessa vez dentro de outra atmosfera mais evoluída ela reencontra vários espíritos, enquanto inscrições sagradas são projetadas nos telões.

É um momento de reflexão onde ela reavalia seus atos. Não é na letra de Like a Prayer ela se questiona sobre a vida e se encontra com Deus. Ao final da canção novamente ela desaparece.

Novamente escutamos sinos.

Ela esta de volta para celebrar a sua evolução final em uma dimensão superior após compreender porque passou por tudo!

Os espiritos que ela Matou no Primeiro Bloco, que a perseguiram pelo show todo finalmente reencontram com ela! E ela os reconhece... Porém o carma negativo que ela tinha com eles foi quebrado pois todos perceberam durante o Samsara tudo pelo que tinham passado juntos e em grande escala então houve o perdão, pois aquele karma negativo que havia sido plantado era tão pequeno se comparado com todas as vidas que eles viveram!

"Já não te vi em algum lugar antes?
Você parece familiar ...
Você quer dançar? ... Sim."

Finalmente todos se juntam e toda a escuridão é tomada por luz... 
Tudo se encaixa... Todos desaparecem em meio aos blocos coloridos... Então temos uma explosão! Finalmente alcançando o ápice de evolução! O estado Nirvana!

E assim termina a Redenção da Garota que se acha boa, Mas que se revolta contra o sistema enquanto buscava um amor maior... Como uma passagem das trevas para luz! 

Let's get it started
No more hesitation
Coz' everybody wants to party with you!


Queria Agradecer o meu Amigo Wesley pelo belo trabalho!!!! Adorei muito!

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário